ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

Conheça a vizinhança da Casa da Gente

A cidade de Aracaju tem 166 anos e tem uma bela história da formação de seus territórios. O processo de urbanização do Bairro São José em 1900, onde fica a Casa da Gente, faz parte desta história, com suas ruas e edificações que surgem a partir de uma expansão da parte sul do Quadrado de Pirro, em 1857.

Com a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju, em 17 de março de 1855, iniciou-se a concretização deste projeto que refere-se ao nome do projetista e engenheiro militar responsável pelo processo de urbanização, Sebastião José Basílio Pirro, que encontrava-se aqui desde 1848, quando o governador Inácio Barbosa, imbuído do espírito progressista da época, contratou Pirro para desenhar Aracaju sobre esta planície litorânea.

O projeto seguia de acordo com os modelos mais modernos das cidades da Europa no século XIX, a exemplo da grande reforma de Paris.

Com a expansão da cidade de Aracaju, após a década de 40, o São José passou a ser um local de referência de pessoas da alta sociedade, que queriam morar um pouco mais afastadas do Centro, que começava a se tornar cada vez mais comercial. Assim, diversas mansões e casarões foram erguidos na localidade.

Com a expansão da cidade de Aracaju, após a década de 40, o bairro São José passou a ser um local de referência de pessoas da alta sociedade, que queriam morar um pouco mais afastadas do Centro, que começava a se tornar cada vez mais comercial. Assim, diversas mansões e casarões foram erguidos na localidade.


Vizinhança - Bairro São José

A Casa da Gente é cercada de edificações e espaços públicos emblemáticos no Bairro São José. Ficam nas imediações a praça Almirante Tamandaré, o Colégio e o Teatro Atheneu, o Edifício Atalaia, e a antiga Faculdade de Direito (hoje Cultart).

Visão aérea do Bairro São José na atualidade (Imagem: Google Earth)

 

Praça Almirante Tamandaré

A Praça Almirante Tamandaré, localizada no Bairro São José, em frente à Casa da Gente, é um espaço público que começa na interseção com a Avenida Ivo do Prado. A Praça homenageia Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré (1807 —1897), militar da Marinha do Brasil. Na Praça está localizado o Busto do Almirante Tamandaré.

 

Colégio Atheneu

O evento cultural mais importante da década de 1870 na Província de Sergipe foi a criação do colégio Atheneu Sergipense. O edifício inaugurado em 3 de dezembro de 1872 por Joaquim Bento de Oliveira Júnior, abrigou uma maioria de alunos constituída por filhos da elite agrária, que tinham o ensino secundário como ponte para os preparatórios. O Colégio Atheneu é uma das edificações vizinhas da Casa da Gente.


Teatro Atheneu

Inaugurado em março de 1954, o Teatro Atheneu é o mais antigo espaço cênico de Sergipe.

Foi concebido como auditório para atividades complementares do Colégio Atheneu Sergipense, mas ganhou identidade própria com o passar do tempo, fruto do crescimento da cena cultural de Aracaju.

 

Edifício Atalaia

O Edifício Atalaia também faz parte da vizinhança da Casa da Gente. Foi inaugurado em 1958, como o primeiro arranha–céu de Aracaju, localizado em frente ao Rio Sergipe. O Atalaia foi projetado pelo engenheiro civil e projetista Rafael Grimaldi, sendo construído em 14 meses pelo engenheiro civil João Machado Rollemberg.

Sua construção foi polêmica pois não se acreditava ser possível um prédio de tal porte em terrenos alagadiços e arenosos daquele local.Foi um importante marco na paisagem da cidade e o primeiro testemunho da entrada de modernas técnicas de construção no território, em especial no desenvolvimento da tecnologia de fundações.

 

Faculdade de Direito (Cultart)

Outro prédio emblemático do bairro São José que está na vizinhança da Casa da Gente é a casa do Cultart. O prédio foi construído em 1874 para inicialmente funcionar como um orfanato, denominado “Asilo Nossa Senhora da Pureza”, mantendo-se em atividade até 1891.

Em 8 de julho de 1917, o espaço foi recuperado no governo do General Valadão e passou a funcionar como Grupo Escolar Barão de Maruim. De 1950 a 1980 o prédio foi sede da então Faculdade de Direito, tornando-se, a partir de 1980, o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe.

 

Vizinho ilustre - Zé Peixe

José Martins Ribeiro, o saudoso Zé Peixe, não reside mais na casa branca e azul que fica entre a Praça Almirante Tamandaré e a Avenida Ivo do Prado, bem perto da Casa da Gente, pois nos deixou em 26 de abril de 2012.

Herdamos o legado de sua história de vida peculiar e inspiradora, por sua relação com o Rio Sergipe, no ofício da sua profissão de prático na Capitania dos Portos.

O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de não necessitar de embarcação de apoio para transportar os navios pelo Rio. Após conduzir o navio até fora da barra, ele saltava e voltava à terra nadando.

 

Cercados de boas histórias e belas edificações históricas, é assim que nossa equipe trabalha em prol da potencialização do desenvolvimento municipal em Sergipe. A Casa da Gente fica na Praça Almirante Tamandaré, nº3, bairro São José, e é onde o Projetar.SE acontece.

 

REFERÊNCIAS

11/03/2021 17:31:00.
Imagens nesta Publicação:
Imagem: Assessoria de Comunicação