ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

Projeto de reforma do Cineteatro Abílio Curvelo de Mendonça avança

Na tarde de segunda-feira, 25, foi apresentada a primeira parte do Estudo de Viabilidade para a reforma do Cineteatro Abílio Curvelo de Mendonça, no município de Rosário do Catete. O intuito do projeto proposto é a retomada das atividades antes ali desenvolvidas, valorizando esse aspecto da cultura local. Inaugurado em 1967, o espaço está atualmente fora de atividade. 


Durante a reunião de apresentação, conduzida pela coordenadora geral do ProjetarSE, Shirley Dantas e pela diretora técnica Dayse Araujo, foi exibido um vídeo retratando a primeira visita técnica ao município. A proposta foi apresentada ao prefeito do município, César Resende, e à secretária municipal de cultura, Maura Cecília Santos. Também esteve presente a arquiteta e urbanista parceira neste projeto, Claudia Schweikart.


“A partir de nossas visitas, levantamentos, conversas com a gestão e pesquisas referentes às legislações de acessibilidade, segurança, dentre outras, a gente desenvolveu algumas ideias preliminares para apresentar à gestão, para que validem esta etapa do Estudo e possamos continuar avançando na proposta”, explicou a coordenadora geral do ProjetarSE. 


Durante a apresentação, a diretora técnica do ProjetarSE explicou que as diretrizes projetuais foram desenvolvidas a partir do entendimento dos desejos locais, da legislação, das características arquitetônicas do edifício e do seu entorno. 


“Entendemos que é importante a questão de fomentar esse espaço cultural, manter viva a história desse lugar enquanto local de apresentação de atividades culturais. A gente quer resgatar o estilo da edificação e valorizá-lo, preservando e entendendo o que é importante de ser preservado”, disse a diretora técnica do ProjetarSE. 


Para o gestor municipal, a proposta apresentada significa algo muito importante nesse processo de resgate do funcionamento do Cineteatro, principalmente por ser um edifício que carrega um significativo valor histórico para Rosário do Catete.


“Foi um dia importante para mim, onde foi apresentada a primeira etapa da proposta do projeto de reforma do Cineteatro, onde nós temos a intenção de recuperar. Gostei muito dessa primeira etapa. Esse cineteatro é uma obra muito importante, foi construído na década de 60 e nós estamos buscando resgatá-lo. Nós vamos ter um cineteatro e resgatar a história, resgatar o funcionamento como cineteatro, como teatro, as reuniões. Vai ser um espaço multiuso para o nosso município. Espero que, daqui há um tempo bem próximo, estejamos lá reinaugurando”, afirmou o prefeito de Rosário do Catete.



Estudo de Viabilidade


Em outubro de 2021, a equipe do ProjetarSE começou o trabalho junto ao município de Rosário do Catete, quando se reuniu com a gestão municipal para a apresentação do diagnóstico de convênios. No mês seguinte, aconteceu a primeira visita técnica à região, com o intuito de conhecer um pouco do local e fazer o reconhecimento da área de intervenção. 


O levantamento cadastral da área foi solicitado logo em seguida e recebido em janeiro deste ano. Após isso, foi solicitada uma complementação, recebida em fevereiro. Com esses dados em mãos, no mês de março aconteceu a segunda visita técnica ao município, onde a equipe fez o levantamento de dados para a construção do Programa de Necessidades. 


Nesta primeira apresentação do Estudo de Viabilidade, o intuito foi fazer o alinhamento para a definição e validação do Programa de Necessidades, além da proposta preliminar de layout e de intervenção para as fachadas do Cineteatro Municipal, tudo em conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros.


Uma nova reunião será agendada, quando a equipe técnica apresentará o Estudo de Viabilidade mais aprofundado e com orçamento estimado.


26/04/2022 15:43:00.
Imagens nesta Publicação: