ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

Futura Praça dos Romeiros, em Nossa Senhora Aparecida, já tem Estudo de Viabilidade entregue e aprovado

A equipe técnica do ProjetarSE apresentou à prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Jeane Barreto,  o Estudo de Viabilidade (EV) para a urbanização da futura Praça dos Romeiros. Na reunião, que aconteceu na Casa da Gente, em Aracaju, a gestora municipal pôde conferir os detalhes dessa etapa do projeto, que vem sendo trabalhado desde novembro do ano passado, a partir da primeira visita técnica ao município. Com esta etapa concluída, serão desenvolvidos os estudos complementares para conclusão do projeto executivo.


Acompanhada pelo secretário de finanças José Leidivaldo, pelos engenheiros James Bruno, Cristiane Feitosa, e pelo assessor de comunicação Igor Moraes, a gestora pôde conferir o que foi trabalhado até o momento no projeto, com todos os detalhes técnicos e referências. Conduzida pela coordenadora geral do ProjetarSE e pela diretora técnica Dayse Araujo, o encontro contou ainda com a presença da arquiteta parceira Vanessa dos Anjos.


“O maior desafio para esse projeto foi entender que esse espaço faz parte de um todo, um complexo com outros espaços públicos que fazem parte da vocação religiosa da cidade. O espaço onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o circuito que nos leva a Igreja Matriz, onde acontecem os eventos religiosos. É um projeto que vai atender essa estruturação física, desse espaço voltado para essa vocação religiosa, mas, ao mesmo tempo, pensando nesse espaço voltado para a população no restante do ano”, detalhou a coordenadora geral do ProjetarSE. 


Tendo como pilar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município, o Estudo apresentado propôs um espaço para atender às necessidades dos romeiros durante a tradicional romaria de Aparecida e a tradicional festa em celebração à padroeira, que acontece todo dia 12 de outubro. Com isso, a proposta carrega a missão de incentivar e fortalecer, ainda mais, o turismo religioso da região. Assim, além da Praça, o EV apresentado propôs também a urbanização do canteiro central da cidade.


Outra abordagem tratada no projeto é que a praça seja construída de maneira a atender também às necessidades culturais da população, funcionando como um local que poderá ser utilizado durante todo o ano, em apresentações teatrais e escolares, além de finalidade de lazer, dentre outros. 


“O nosso foco é a Praça dos Romeiros e o canteiro central, mas o nosso olhar é mais abrangente, entendendo todas as características da cidade e também dessas atividades que acontecem mais no momento da peregrinação e romaria de Nossa Senhora Aparecida. Pensamos em um espaço que atenda o cotidiano da cidade, que não fique só restrito ao dia do evento religioso. O projeto prevê o acolhimento a multiplicidade de usos, com áreas sombreadas e incentivar o turismo religioso, reforçando nas formas e nas cores a importância dessa festa que acontece na cidade. A própria imagem de Nossa Senhora já nos dá essa indicação, nas formas e nas cores, a forma como as pessoas levam sua religiosidade através das velas e das fitas. Tudo isso nos motivou a desenvolver esse projeto”, disse a diretora técnica do ProjetarSE durante a apresentação. 


Entusiasmada com o resultado, a prefeita não economizou elogios, “eu esperava ser muito bonito, mas foi muito além do que eu esperava. Está lindo o projeto. Vocês pensaram além do que tínhamos pensado. Ficou muito bonito, muito acolhedor. Tenho a certeza de que os romeiros vão amar, mais do que o que já gostam de nossa cidade”, afirmou a gestora aparecidense. 


Um dos pedidos da gestora, nas primeiras reuniões com a equipe do ProjetarSE, foi que o projeto fosse pensado para ser um lugar de acolhimento aos romeiros que visitam a cidade no período festivo, mas que fosse além e atendesse a população aparecidense durante o ano inteiro. Destacando a eficiência do ProjetarSE no cumprimento dessa demanda, a prefeita agradeceu em nome de toda a população.


“Vocês fizeram um projeto que valorizou essa parte que a gente pediu e chegou ao ponto de servir de multiuso. Ela vai servir para a parte escolar, para lazer de crianças e adultos, e para a parte teatral. Só tenho a agradecer e dizer meu muito obrigada, em nome de todos os aparecidenses”, falou Jeane Barreto. 


Estudo de Viabilidade


Consagrada como um lugar de grande devoção e fé, com a peregrinação de Nossa Senhora Aparecida, a cidade se tornou um importante município representativo da religiosidade sergipana, atraindo um grande potencial turístico para a região tanto no dia 12 de outubro quanto durante todo o ano. E foi para verificar de perto esse aspecto local que a equipe do ProjetarSE foi até o município, no dia 12 de outubro de 2021, quando se deu o primeiro contato com o local.


Depois disso, a primeira reunião com a gestão de Nossa Senhora Aparecida aconteceu em novembro de 2021, um mês depois da primeira visita. No encontro a equipe apresentou o diagnóstico de convênios e solicitou junto à gestão os primeiros levantamentos topográficos e cadastrais, que foi entregue no dia seguinte à primeira reunião. 


Tendo esses dados em mãos, a equipe voltou ao município de Aparecida, ainda em novembro de 2021, para sua segunda visita técnica, que teve como objetivo fazer o reconhecimento da área de intervenção. Já em janeiro deste ano, foram entregues os levantamentos topográficos e cadastrais do Canteiro Central da cidade, que integra o projeto em desenvolvimento. No mesmo mês, a equipe recebeu a terceira entrega de levantamento topográfico e cadastral, com o arquivo unificado com as duas áreas de intervenção.


Foi no mês de março que aconteceu a segunda reunião com a gestão, onde foram feitos os alinhamentos para definição das diretrizes projetuais. A gestão fez a entrega final dos levantamentos topográficos alguns dias após e, cerca de um mês depois, foi apresentado o Estudo de Viabilidade para a futura Praça dos Romeiros e o Canteiro Central.


Caracterizando como eixo religioso as áreas que abrangem a futura Praça dos Romeiros e o Canteiro, o Estudo apresentado propõe a consolidação e requalificação das áreas utilizadas pelos romeiros, moradores e atividades de apoio. Dessa forma, o projeto propõe a melhora de condicionantes como carência de áreas de lazer, esportes e eventos, assim como o baixo índice de arborização, verificado durante todo o trabalho desenvolvido.


Na futura Praça dos Romeiros a proposta é criar um espaço multiuso para os eventos, área verde com sombreamento, calçadas e faixas de serviço, que são espaços importantes, onde serão posicionados postes, iluminação, placas e  lixeiras. O formato da Praça foi pensado baseado na imagem da santa padroeira, com um círculo que representa a coroa e um formato triangular, que representa o manto, em cores azuis e douradas, trazendo também essa cromia para o projeto.


Para o Canteiro, a equipe propôs um espaço de contemplação e oração, com uma cobertura do sombreamento que faz referência a água, levando em consideração o local onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Brasil.


25/04/2022 15:16:00.
Imagens nesta Publicação:
Fotos: Ascom ProjetarSE