ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

Estudo de Viabilidade para Urbanização da Vila do Padre, em Nossa Senhora da Glória, é aprovado

O Estudo de Viabilidade (EV) para a urbanização de um trecho do Povoado São Clemente, mais conhecido como Vila do Padre, em Nossa Senhora da Glória, foi aprovado pela gestão municipal. Com esta etapa do projeto concluída, após as alterações solicitadas pela gestão, o próximo passo é o desenvolvimento do projeto básico. Dentre outras coisas, o EV prevê uma estrutura voltada para a valorização das características locais, como o potencial turístico e o lazer esportivo.


“O projeto de Nossa Senhora da Glória é a urbanização de um trecho na Vila do Padre, à margem da rodovia do Sertão. Ele é voltado para ser uma parada para os turistas que circulam naquela rodovia, voltado para comercialização de produtos tradicionais, a exemplo dos derivados do couro e do leite, e também para ser um ponto de partida, de referência para os trilheiros que já usufruem das belezas naturais daquela região”, contou a coordenadora geral do ProjetarSE. 


A Vila do Padre, onde o projeto será executado, tem sua origem relacionada com os feitos do Pe. Léon Lambert, criador de diversos programas, projetos e ações na região do Alto Sertão Sergipano, principalmente no município de Nossa Senhora da Glória.


“O projeto prevê a consolidação da vocação da área com um ponto de parada na Rota do Sertão, a valorização da paisagem natural, com as pedras que compõem esse cenário, o respeito a preexistência das trilhas e a criação de um memorial em homenagem ao padre Gregório, que foi o fundador desse povoado”, detalhou a diretora técnica Dayse Araujo. 


Durante a apresentação, a gestora gloriense conferiu com detalhes o que a equipe vem desenvolvendo para a Vila do Padre, apresentado pela diretora técnica do ProjetarSE. Ressaltando a importância da urbanização da área de intervenção escolhida, Luana Oliveira elogiou o trabalho apresentado.


“Eu fiquei encantada com o projeto. Para mim foi uma emoção porque rever um sonho antigo do próprio padre Gregório naquela região me deixou muito feliz. Então, eu sei que tudo que foi apresentado sem dúvida vai ser um sucesso e não só a comunidade da Vila do Padre vai ganhar com esse novo empreendimento, mas todo município de Glória”, disse a prefeita.


Segundo a gestora, o próximo passo é conversar com a comunidade e, em seguida, buscar apoio e recursos para que o projeto possa ser concretizado. “O padre Gregório já pensava no que fazer, o que desenvolver naquele local, quando aquela área foi doada àquelas famílias, ali tinha algum potencial que ele enxergava e hoje, através do ProjetarSE, sem dúvidas, esse sonho vai se tornar realidade”, afirmou a gestora de Glória. 


Estudo de Viabilidade


Tendo como objetivo a apresentação do diagnóstico de convênios, a primeira reunião com a gestão de Nossa Senhora da Glória aconteceu ainda em 2021, no início do mês de setembro. Um pouco mais tarde, no mesmo mês, a equipe técnica do ProjetarSE viajou até o município para fazer o reconhecimento da área de intervenção.


No início de novembro foi feita a solicitação do levantamento topográfico da área e, já no fim do mês, a equipe voltou à Nossa Senhora da Glória para uma segunda visita técnica. Durante a segunda passagem pela região, foi realizado o levantamento de dados para a construção do Programa de Necessidades. A entrega do levantamento topográfico solicitado aconteceu no mês de dezembro e foi no mesmo mês que o Estudo de Viabilidade foi iniciado.


Em janeiro deste ano ocorreu uma segunda reunião para o alinhamento do Programa de Necessidades e, em março, a equipe se reuniu também com o representante dos trilheiros do município. O Estudo de Viabilidade foi apresentado poucos dias depois.


Na proposta elaborada para a Vila do Padre, o ProjetarSE buscou a valorização de aspectos característicos da região, dando ênfase a questões como as trilhas que lá ocorrem, forte ponto do turismo local, assim como o destaque para monumentos como a grande pedra presente no povoado. 


Alguns dos pontos propostos são o ponto de encontro roteiro bike-banho, com uma estrutura de apoio com área sombreada para estimular o turismo e o lazer esportivo; a preservação da vegetação existente e o redesenho dos canteiros com a inserção de novas espécies. A proposta aborda também a segurança na chegada e saída do povoado, com uma demarcação com piso e cores para cada uso, uma via compartilhada para pedestres e veículos, com desenho da pavimentação para identificar os usos.


O corpo técnico de arquitetura e urbanismo responsável pela elaboração do projeto é composto por Dayse Araújo, Caroline Almeida Aragão Cabral, Gabriel Mendonça Franco, Luciana Brito, Simone Alves Prado Menezes, Vinicius Barbosa Santos, Matheus Lopes Peres e Ismael Wamarques Santos Passos; em parceria com a Domus Arquitetos, representada por Eduardo Vieira, Jéssica Queiroz, Ranieri Prado e Thaísa Penalva.


 

23/04/2022 10:30:00.
Imagens nesta Publicação:
Fotos: Ascom ProjetarSE