ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

ProjetarSE fará projeto de urbanização da Praça dos Romeiros, no município de Nossa Senhora Aparecida

Com uma população estimada em 8.822 mil habitantes, segundo o IBGE (2021), o município de Nossa Senhora Aparecida, localizado no agreste central do estado de Sergipe, foi criado em 26 de novembro de 1963, quando ainda se chamava Cruz das Graças e sua sede ficava no povoado Cruz do Cavalcante. Desmembrado de Ribeirópolis, o município foi criado pelo Decreto-Lei Estadual n.° 1.233. No entanto, foi somente dois anos mais tarde que ocorreu sua instalação, com a posse do primeiro prefeito e de cinco vereadores.  Em 1975,  passou a ser chamado oficialmente de Nossa Senhora Aparecida, pela Lei Estadual n.° 165-A, de 24 de dezembro de 1975, e sua sede passou a ser no povoado Maniçoba. 

A economia de Nossa Senhora Aparecida está relacionada às culturas de milho, mandioca, feijão, assim como à pecuária, que  consiste numa importante fonte de renda. O local abriga também 17 anos de tradição, recebendo, anualmente, a peregrinação do dia doze de outubro, em homenagem à padroeira e santa que dá nome a cidade. São milhares de romeiros todos os anos que, no dia 12 de outubro, fazem uma caminhada de cerca de 8km.

A tradicional  comemoração é considerada a segunda maior romaria a pé de todo o país e, desde 2015, se tornou patrimônio cultural e imaterial do estado. Essa celebração atrai o maior número de pessoas por ano no calendário festivo do município, trazendo romeiros de todo o estado. Dessa forma, contribui também para a geração de empregos anualmente. Dentro desse cenário, ter um local apropriado para receber a série de pessoas que visitam a cidade tornou-se uma necessidade, algo destacado pela prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Jeane de Jesus Barreto.

Tendo como missão um projeto de urbanização para a futura Praça dos Romeiros, a equipe do ProjetarSE visitou o local, durante a realização da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em 2021, acompanhando de perto essa tradição local, com o intuito de entender as demandas da região, para então começar o projeto de urbanização. A missão posta pelo município ao time do ProjetarSE é o desenvolvimento de uma praça, que atualmente está desocupada, tornando-a um espaço para o recebimento dos romeiros, mas também voltado ao uso da população para atividades culturais, artísticas e de lazer.

“Existe uma intenção de trabalharmos um espaço público, uma praça que hoje está desocupada, para ser a praça dos romeiros. A gestão nos trouxe essa demanda, ter um espaço que prepare melhor para recepcionar essas pessoas que chegam no município todos os dias do ano. Que as pessoas possam se encontrar, consumir produtos do município, fomentando esse consumo religioso. É um espaço que vai trazer conforto, mais tranquilidade e para as pessoas que chegam se sentirem mais acolhidas na cidade. O ProjetarSE vai se dedicar a qualificar esse espaço para fomentar esse turismo religioso, que é tão importante para a região e para o estado”, explicou a coordenadora geral do ProjetarSE, Shirley Dantas.

A prefeita do município contou que a necessidade por um local apto a receber os romeiros já existe há muito tempo, já que o número de participantes da romaria para Nossa Senhora Aparecida, que acontece há quase duas décadas, aumenta a cada edição.

“Há 17 anos temos a romaria e, a cada ano, ela aumenta a quantidade de pessoas e chegou ao limite de não ter lugar para os romeiros. É com muita gratidão que vamos receber essa praça, para termos um pequeno acolhimento aos romeiros. É muito importante para a  geração de renda para o município. A maior festa que temos em nossa cidade é a festa de Nossa Senhora Aparecida. Estou muito feliz e muito esperançosa”, disse a gestora.

Praça dos Romeiros

O projeto para construção da Praça dos Romeiros prevê a estruturação física de um complexo com outros espaços públicos, que fazem parte da vocação religiosa da cidade e fomentam o turismo religioso, característica da região. Ao mesmo tempo, tem o objetivo de torná-lo preparado para uso da população durante o ano inteiro.

“Fomos conhecer a dinâmica do local, entender as conexões com a praça da matriz, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica logo na entrada da cidade. A nossa intenção é preparar essa área para receber os romeiros, mas que essa área também seja utilizada pela população do entorno, pelas pessoas que moram ao redor da praça, tentando fazer uma conexão com esse uso do cotidiano da cidade e esse dia especial que é o dia da procissão, 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil”, pontuou a diretora técnica do ProjetarSE, Daisy Araujo.

Segundo a diretora, esse é um projeto importante, pois evidencia a religiosidade do povo brasileiro, sem esquecer o contexto urbano, as características regionais da cidade e os benefícios que a intervenção trará para a população.


22/03/2022 12:13:00.
Imagens nesta Publicação:
Fotos: Ascom ProjetarSE
Prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Jeane Barreto e coordenadora geral do ProjetarSE, Shirley Dantas