ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Inscreva-se abaixo para receber nossos conteúdos

Nossa Senhora da Glória recebe equipe do ProjetarSE

Chegou a vez do alto sertão sergipano receber a equipe técnica do ProjetarSE. E o primeiro município visitado foi Nossa Senhora da Glória, especificamente na microrregião sergipana do sertão do São Francisco, a 113 km de Aracaju. A cidade com população estimada pelo IBGE (2021) em 37.715 pessoas recebeu em 2020 o título de Capital Estadual do Leite (Lei nº 8.715), por ser a maior produtora de leite do estado e uma das maiores do Brasil.

Entre 1600 e 1620 foi formada a primeira povoação colonizada no local que era utilizado como refúgio por viajantes. Denominou-se Boca da Mata. Somente em 1922 é oficialmente reconhecido como distrito, ainda subordinado aos municípios de Gararu e Porto da Folha, já denominado de Nossa Senhora da Glória. E apenas seis anos depois, em 1928, é elevado à categoria de município, com sede própria.

A tradicional feira livre realizada aos sábados atrai consumidores e comerciantes das cidades vizinhas Monte Alegre, Gracho Cardoso, Gararu, Poço Redondo, Canindé, Feira Nova, Porto da Folha, Ribeirópolis, Moita Bonita, Capela, Aquidabã e Nossa Senhora das Dores. É a mais importante da região, onde se comercializam em atacado queijo, manteiga, frutas, cereais e farinha de mandioca. A economia gloriense está baseada em serviços, administração pública, agropecuária – destaque para criação de gado e cultura de milho e feijão – e indústria. 

A expressividade cultural de Nossa Senhora da Glória é bastante diversificada. Foi lá que nasceu, em 1947, Cicero Alves dos Santos, o escultor Véio, reconhecido internacionalmente por suas obras que retratam casos e lendas da cultura sertaneja. Também o Festival de Música e Arte Independente Rock Sertão é genuinamente gloriense e atrai público de dentro e fora do estado há 20 anos.

A nossa equipe técnica foi recepcionada pela prefeita Luana Oliveira e pelas arquitetas Olívia Vitória e Lucivânia Souza, os engenheiros Walbert Willian e Jobson Marinheiro e o assessor de comunicação Paulo Pereira. Também participaram do encontro a gerente de área de governo do Banese, Tais Rios, e o gerente de negócios do Banese, Wesley Pimentel. Em comitiva, o grupo visitou a Biblioteca Municipal Professor Manuel Cardoso dos Reis, o Povoado São Clemente, popularmente conhecido como Vila do Padre, importante centro de artesãos do couro, o buraco da Pedreira e a Queijaria Fazenda Nova, comandada por Maria Joseane da Costa, presidente da Associação dos Queijeiros do município.

A visita teve o objetivo de discutir demandas da gestão, principalmente as relacionadas ao fortalecimento do turismo gloriense. “A gente quer deixar um caminho novo para o município, que é mostrar Glória como um potencial turístico, aproveitar esse número grande de turistas que passam na cidade, que reconheçam Glória, quando passar, como a cidade da bacia leiteira. Para isso a gente precisa também criar novos atrativos para que a população veja que, do produtor às grandes fábricas que existem hoje no município, podem se criar novos caminhos para favorecer essa cultura e esse desenvolvimento local”, explicou a prefeita Luana Oliveira. 

Missão captada pela equipe do ProjetarSE. “Viemos olhar com carinho e ajudar a prefeitura a pensar intervenções que tragam impacto positivo para a população, para o turismo da região e para o desenvolvimento socioeconômico aqui do município e de todo estado. Nossa conversa hoje foi muito propositiva, e positiva, essa parceria já está firmada e muito em breve a gente volta para poder definir especificamente qual local que a gente vai trabalhar”, ressaltou a coordenadora-geral do ProjetarSE, Shirley Dantas.

O ProjetarSE, vinculado ao Instituto Banese, é um núcleo de apoio gratuito voltado ao suporte técnico às gestões de municípios sergipanos na orientação da execução dos recursos para obras de diversas modalidades, desenvolvimento e monitoramento de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia, assessoria para aprovação de projetos em órgãos públicos e fortalecimento da capacidade institucional das prefeituras.

27/09/2021 11:14:00.
Imagens nesta Publicação:
Fotos: ASCOM ProjetarSE